FANDOM


Mountain Bike equipada para cicloturismo
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

A bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.

Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada.

O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.

Até algum tempo atrás o costume e a cultura de pedalar, no Brasil esteve ligado às pessoas que não possuem automóvel, uma classe mais humilde. Hoje diversas classes sociais fazem uso da bicicleta como meio de transporte, fugindo do trânsito caótico nas grandes cidades.

Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.

Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade a(o) viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.

Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia.

Características especiaisEditar

123 Orange explosion!

Quadro - Pode ser a partir de uma liga de alumínio cromo-molibdênio bom. Colocando a atenção em mais peso para resistir se você viajar com alforjes, porque isso significa peso adicional.

Rodas - Neste caso, não podemos nos privar de hubs boas, umas jantes de altura dupla, bons raios e enraiassão de qualidade. Especialmente quando se viaja com alforjes, o peso sobre a roda traseira é consideravelmente maior.

Freios - Um bom V-Brake e não é recomendado mais do que isso pela regulamento, por causa capacidade de reparar e substituir em caso de falha. De qualquer forma não se esqueça que eles devem "parar" e parar com um monte de peso extra, esse é o teste dos freios.

Selim - A recomendação é o conforto, de acordo com o gosto, pode ser um com grande mola, também um assento, fina e duro, é uma questão de gostos e hábitos.

Alforjes - devem ser resistente à prova d'aguá, que sejão fáceis para anexar ao grill e que tenha rápido acesso ao interior.

Bolso dianteiro - Um de nossos melhores companheiros na estrada, nós podemos levar nossas rações, barras de cereais, chocolate, e alguns elementos de mecânica e primeiros socorros, mapas, etc.

Mochilas e camelback - No ciclismo não são recomendadas, podem causar problemas nas costas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.