FANDOM


O Tour de France (em português Volta da França ou Volta à França) ou simplesmente Tour, é uma competição ciclística por etapas disputada anualmente no mês de Julho. O percurso é composto de mais de 3000 km de estradas irregulares e montanhosas que, de uma certa maneira, representam uma volta na França.

O Tour de France é o mais prestigiado dos três Grand Tours do calendário ciclístico na Europa; os outros são o Giro d'Italia (Giro) e a Vuelta a España (Vuelta).

HistóriaEditar

O maior espetáculo do ciclismoEditar

Henri Desgrange 1914

Henri Desgrange, fundador e diretor do Tour de France entre 1903 e 1939

Nem nas mais otimistas das hipóteses Geo Lefevre e Henri Desgrange imaginavam que a corrida de bicicleta que eles estavam planejando se tornaria o maior evento do ciclismo mundial de todos os tempos e nem que eternizariam seus nomes na história do esporte. A idéia de criar uma corrida de bicicleta que percorresse a França, em 1902, surgiu da necessidade de aumentar as vendas do jornal francês “L’Auto” (que depois se transformaria no atual “L’Équipe”). O Tour teve sua primeira edição em 1º de julho de 1903 e nunca parou de crescer; e a glória de vencer a disputa mais importante do ciclismo pertence a apenas 54 heróis, alguns deles mitos.

Cada um por siEditar

O primeiro campeão do Tour de France foi o francês Maurice Garin, que pedalou 2.428 km, distribuídos em seis etapas, em mais de 94 horas. Nos dezenove dias de disputa, Garin e outros 59 participantes pedalavam cerca de 18 horas por dia e tinham até três dias para se recuperar. Eram responsáveis pelo próprio equipamento, ou seja, em caso de quebra, eles deveriam consertar as bikes. Naquele e nos anos seguintes, a organização não tinha total controle sobre os participantes. Eram comuns casos de caronas em trens, automóveis e também de atalhos na rota.

Aos poucos, a volta foi ganhando as características atuais. O Ballon d’Alsace foi a primeira subida a fazer parte do roteiro do Tour, em 1905. As verdadeiras montanhas só chegaram em 1910, com os Pireneus. No ano seguinte os ciclistas fizeram a travessia dos Alpes. Poucos anos depois, a Primeira Guerra Mundial causou a primeira interrupção na prova.

Símbolo do poderEditar

A primeira corrida depois do conflito, em 1919, trouxe uma novidade que mudaria, literalmente, a forma de enxergar os melhores ciclistas do Tour. A camisa amarela foi uma reivindicação dos jornalistas que gostariam de identificar melhor o líder e uma forma que os organizadores encontraram para prestigiar a corrida. O primeiro líder chegou a recusar a camisa, achando que seria facilmente identificado pelos rivais. Mas ela logo se tornou o maior desejo de todos.

Mudanças e conturbaçõesEditar

Na década de 20 Ottavio Bottecchia havia se tornado o primeiro italiano a vencer o Tour, em 1924, e repetira o feito no ano seguinte. Mas Bottecchia não era admirado por todos: foi assassinado em 1927, enquanto treinava. Foi vítima de um fascista, contrariado por críticas do ciclista ao movimento fundado por Mussolini.

Na década de 30, três grandes mudanças alteraram o regulamento do Tour. As equipes de fabricantes de bicicleta foram substituídas por times nacionais de oito ciclistas. Também havia equipes regionais, da Normandia e da Provença. Qualquer ciclista poderia usar a mesma bicicleta que o adversário. E a caravana publicitária foi criada para recompor a perda das verbas gerada pela saída das fabricantes. Nesse período foi criada a bonificação por tempo aos melhores de cada etapa. Henri Desgrange, diretor da prova, mostrou que o Tour tinha aprendido a se adaptar para sobreviver. Mas no final dos anos 30, uma nova Guerra Mundial interrompeu a corrida novamente: foram sete anos de ausência. O retorno deu inicio a uma nova era.

A rivalidade italianaEditar

Fausto coppi

Fausto Coppi

O reinício do Tour após a Segunda Guerra trouxe para a corrida francesa uma rivalidade entre dois italianos que também inflamava o Giro d’Italia. Gino Bartali já havia vencido o Tour em 1938. Fausto Coppi tinha vencido o último Giro antes do conflito mundial. O primeiro era católico devoto e acreditava nos tradicionais métodos de treinamento e no trabalho duro. O outro tinha sido prisioneiro de guerra anos antes, era ateu, abandonara a mulher em favor da amante e tinha vontade de inovar profissionalmente. Ambos perderam muito com o período de guerra, mas a rivalidade que cultivaram era algo inédito no ciclismo. Mais velho, Bartali já era sucesso quando surgiu o rival. O intervalo de tempo entre suas duas vitórias no Tour ainda é recorde. São dez anos entre a primeira, em 38 e a última, em 48. Coppi estreou no Tour em 49 com vitória. A segunda conquista veio em 52, ano de sua última participação. Isso bastou para colocá-lo no hall dos mitos da grande volta.

O francês Louison Bobet foi o primeiro tricampeão consecutivo da história do Tour, vencendo em 1953, 54 e 55. Depois de dois anos definindo o primeiro lugar na escalada de um dos montes mais importantes dos Alpes, o Izoard, todas as atenções no terceiro ano estavam em marcar Bobet nesta etapa. Apesar do sucesso dos adversários, Bobet deixou todos para trás em outra escalada, no Mont Ventoux, para garantir o tri.

O amor pelo mais fracoEditar

Jacques Anquetil vs. Raymond Poulidor

Jacques Anquetil e Raymond Poulidor na famosa batalha de Puy de Dôme. Literalmente ombro à ombro.

No fim dos anos 50, os franceses começaram a assistir uma história de rivalidade na qual o herói não era o vencedor. Jacques Anquetil e Raymond Poulidor eram dois franceses com características bem diferentes. Enquanto o primeiro conquistou cinco vezes o título, o outro foi três vezes segundo e cinco vezes terceiro. Nunca teve o gostinho de chegar a Paris com a camisa amarela. Foram 14 tentativas sem sucesso. Por sua perseverança, Poulidor conquistou o carinho do torcedor, que admirava aquele simpático rapaz do campo, sempre derrotado pelo frio homem da cidade. Considerado o melhor contrarrelogista da história até o surgimento do espanhol Miguel Induráin, Anquetil venceu em sua primeira participação, em 1957. Com 12 vitórias em CRIs, a estratégia do francês nas montanhas era apenas de marcar os principais adversários. Anquetil tinha língua afiada. Sua sugestão de treino? Alguns uísques, cigarros e mulheres. Anquetil nunca menosprezou Poulidor, mas nunca foram amigos. A década de 60 marcou o retorno das equipes com patrocinadores. Poulidor disputou algumas competições após a retirada de Anquetil, mas viu surgir alguém ainda mais sedento por vitórias.

"O Canibal" abocanha o TourEditar

Eddie merckx

Eddy "O Canibal" Merckx

Os anos de 1967 e 1968 seriam a grande chance de Poulidor, o "Pou Pou", mas ele deixou as vitórias escaparem. O Tour de 1967 será sempre lembrado como a edição em que morreu Tom Simpson, na escalada do Mont Ventoux. O melhor ciclista inglês da época sucumbiu por problemas cardíacos, vítima do calor, do esforço excessivo e de anfetaminas. Sua morte impulsionou os primeiros exames anti-doping no Tour de France do ano seguinte. O belga Eddy Merckx, que se tornaria o maior ciclista de todos os tempos, ganhou logo na primeira participação na prova, em 1969. “O Canibal” venceu a competição com mais de 17 minutos de vantagem. Além disso, levou para a casa a camisa verde e o prêmio de melhor escalador. Repetiu a vitória no ano seguinte, com direito a novo prêmio na montanha e oito vitórias de etapa. Ele ainda venceria outras três edições, ratificando no Tour sua hegemonia como o ciclista com maior número de vitórias na carreira.

O último herói francêsEditar

Assim como Coppi, Anquetil, Koblet e Merckx, os franceses viram em 1978 um nativo vencer o Tour em sua primeira participação: Bernard Hinault. No ano seguinte, nova vitória, “à moda Merckx”: camisa amarela, camisa verde e sete vitórias de etapa. Mesmo assim, Hinault não era muito bem visto pelos colegas. Em 81 e 82 voltou a vencer. Em 83 surgiu um novo e sofisticado herói: Laurent Fignon, que venceu também em 84, batendo Hinault. Em 1985 Bernard Hinault entrou para a turma dos pentacampeões do Tour, convencendo o americano Greg LeMond a trabalhar para ele. Ele ainda tentou o hexa, mas LeMond, em melhor forma, não permitiu. Com três vitórias (86, 89 e 90), LeMond colocou os EUA na lista dos campeões do Tour.

O domínio espanholEditar

Miguel INDURAIN 93

Miguel Indurain no Tour de France de 1993

Os pentacampeões Anquetil e Merckx venceram quatro vezes consecutivas. Hinault venceu quatro em cinco edições. O espanhol Miguel Induráin foi o primeiro a vencer cinco edições seguidas entre 91 e 95. Excepcional contrarrelogista, Induráin se defendia muito bem na montanha. Sem demonstrar muitas emoções durante as provas, o espanhol não venceu de primeira, pelo contrário. Após dois abandonos (85 e 86), obteve um 97º, um 47º e um 17º nos anos seguintes, enquanto trabalhava para outro espanhol, Pedro Delgado. Sua vitória no contrarrelógio de 89, porém, mostrou todo o potencial que tinha. Seu estilo levou muitos críticos a se aborrecerem com suas vitórias. Mas alguns triunfos, como o de 94, quando bateu Marco Pantani nos Pireneus, e o de 95, quando lançou um ataque vencedor na etapa plana de Liège, demonstraram que tinha muitos recursos.

Em 1996, Induráin tentou o hexa. Como homenagem, o Tour passou por Navarra, sua região natal. O espanhol tinha adversários fortes, como o dinamarquês Bjarne Riis. Em uma etapa nos Alpes, Riis atacou várias vezes, dobrou Induráin e venceu Tour. Recebeu a preciosa ajuda de um gregário alemão, o jovem Jan Ullrich, campeão no ano seguinte. A brilhante vitória do italiano Marco Pantani, em 1998, foi ofuscada por um escândalo de doping, o caso Festina. A equipe francesa Festina, que organizou um sistema de dopagem com EPO (eritropioetina) foi excluída do Tour logo no começo, enquanto o pelotão fez várias manifestações até a chegada a Paris.

Um homem vira mitoEditar

Lance-Armstrong-TdF2004

Lance Armstrong no Tour de France de 2004

No ano seguinte, a ética foi a prioridade dos organizadores. Vários controles foram realizados nos atletas. Mas a superação de um ciclista trouxe de volta a esperança. Lance Armstrong iniciou, em 1999, sua caminhada para ser o homem mais vitorioso da história do Tour, depois de vencer o câncer. Com um ritmo de pedaladas inovador nas montanhas e um contra-relógio consistente, dominou a prova por sete anos seguidos. Não conseguiu ser unanimidade entre os especialistas, mas se tornou popular em todo o mundo. O sucesso do norte-americano colocou Jan Ullrich na sombra, com três segundos lugares e um terceiro.

Créditos da história à prologo.com.br

Melhores classificados nas provas em todos os temposEditar

Ano Vencedor Segundo lugar Terceiro lugar Etapas km. Vel. média
(km/h)
2011 Flag of Australia.svg Cadel Evans Flag of Luxembourg.svg Andy Schleck Flag of Luxembourg.svg Fränk Schleck 21 3430 39,78
2010 20px-Flag of Spain.svg Alberto Contador Flag of Luxembourg.svg Andy Schleck Flag of Russia.svg Denis Menchov 20 3641 39,9
2009 20px-Flag of Spain.svg Alberto Contador Flag of Luxembourg.svg Andy Schleck 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 21 3459 40,30
2008 20px-Flag of Spain.svg Carlos Sastre Flag of Australia.svg Cadel Evans Flag of Austria.svg Bernhard Kohl 21 3558 40,49
2007 20px-Flag of Spain.svg Alberto Contador Flag of Australia.svg Cadel Evans 20px-Flag of the United States.svg Levi Leipheimer 21 3547 38,97
2006 20px-Flag of Spain.svg Oscar Pereiro 21px-Flag of Germany.svg Andreas Klöden 20px-Flag of Spain.svg Carlos Sastre 21 3657 40,78
2005 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 20px-Flag of Italy.svg Ivan Basso 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 21 3608 41,65
2004 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 21px-Flag of Germany.svg Andreas Klöden 20px-Flag of Italy.svg Ivan Basso 21 3395 41,65
2003 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich Flag of Kazakhstan.svg Alexandre Vinokourov 21 3403 40,94
2002 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 20px-Flag of Spain.svg Joseba Beloki Flag of Lithuania.svg Raimondas Rumsas 21 3462 39,99
2001 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 20px-Flag of Spain.svg Joseba Beloki 21 3453 40,07
2000 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 20px-Flag of Spain.svg Joseba Beloki 21 3662 39,54
1999 20px-Flag of the United States.svg Lance Armstrong 20px-Flag of Switzerland.svg Alex Zülle 20px-Flag of Spain.svg Fernando Escartín 21 3870 40,72
1998 20px-Flag of Italy.svg Marco Pantani 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 20px-Flag of the United States.svg Bobby Julich 22 3875 39,98
1997 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 20px-Flag of France.svg Richard Virenque 20px-Flag of Italy.svg Marco Pantani 22 3944 39,75
1996 20px-Flag of Denmark.svg Bjarne Riis 21px-Flag of Germany.svg Jan Ullrich 20px-Flag of France.svg Richard Virenque 22 3765 39,23
1995 20px-Flag of Spain.svg Miguel Induráin 20px-Flag of Switzerland.svg Alex Zülle 20px-Flag of France.svg Laurent Jalabert 21 3636 39,19
1994 20px-Flag of Spain.svg Miguel Induráin Flag of Latvia.svg Piotr Ugrumov 20px-Flag of Italy.svg Marco Pantani 21 3968 38,29
1993 20px-Flag of Spain.svg Miguel Induráin 20px-Flag of Switzerland.svg Tony Rominger Flag of Poland.svg Zenon Jaskula 20 3715 38,71
1992 20px-Flag of Spain.svg Miguel Induráin 20px-Flag of Italy.svg Claudio Chiappucci 20px-Flag of Italy.svg Gianni Bugno 21 3983 39,50
1991 20px-Flag of Spain.svg Miguel Induráin 20px-Flag of Italy.svg Gianni Bugno 20px-Flag of Italy.svg Claudio Chiappucci 22 3915 38,75
1990 20px-Flag of the United States.svg Greg LeMond 20px-Flag of Italy.svg Claudio Chiappucci 20px-Flag of the Netherlands.svg Erik Breukink 21 3449 38,62
1989 20px-Flag of the United States.svg Greg LeMond 20px-Flag of France.svg Laurent Fignon 20px-Flag of Spain.svg Pedro Delgado 21 3286 37,49
1988 20px-Flag of Spain.svg Pedro Delgado 20px-Flag of the Netherlands.svg Steven Rooks Flag of Colombia.svg Fabio Parra 22 3282 39,91
1987 Flag of Ireland.svg Stephen Roche 20px-Flag of Spain.svg Pedro Delgado 20px-Flag of France.svg Jean Francois Bernard 25 4232 36,65
1986 20px-Flag of the United States.svg Greg LeMond 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of Switzerland.svg Urs Zimmermann 23 4083 36,92
1985 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of the United States.svg Greg LeMond Flag of Ireland.svg Stephen Roche 22 4128 36,22
1984 20px-Flag of France.svg Laurent Fignon 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of the United States.svg Greg LeMond 23 4021 34,91
1983 20px-Flag of France.svg Laurent Fignon 20px-Flag of Spain.svg Angel Arroyo 20px-Flag of the Netherlands.svg Peter Winnen 22 3962 35,91
1982 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk 20px-Flag of the Netherlands.svg Johan Van der Velde 21 3512 37,47
1981 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Van Impe 20px-Flag of France.svg Robert Alban 22 3756 37,99
1980 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk 20px-Flag of the Netherlands.svg Hennie Kuiper 20px-Flag of France.svg Raymond Martin 22 3945 35,32
1979 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk Flag of Portugal.svg Joaquim Agostinho 24 3720 36,07
1978 20px-Flag of France.svg Bernard Hinault 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk Flag of Portugal.svg Joaquim Agostinho 22 3913 34,93
1977 20px-Flag of France.svg Bernard Thévenet 20px-Flag of the Netherlands.svg Hennie Kuiper 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Van Impe 22 4092 35,59
1976 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Van Impe 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 22 4016 34,51
1975 20px-Flag of France.svg Bernard Thévenet 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Van Impe 22 3999 34,90
1974 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor Flag of the Spain Under Franco Vicente López-Carril 22 4098 35,24
1973 Flag of the Spain Under Franco Luis Ocaña 20px-Flag of France.svg Bernard Thévenet Flag of the Spain Under Franco José Manuel Fuente 20 4140 33,92
1972 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of Italy.svg Felice Gimondi 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 20 3846 35,37
1971 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Van Impe 20 3689 36,93
1970 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of the Netherlands.svg Joop Zoetemelk 20px-Flag of Switzerland.svg Gosta Pettersson 23 4366 36,49
1969 20px-Flag of Belgium (civil).svg Eddy Merckx 20px-Flag of France.svg Roger Pingeon 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 22 4102 35,30
1968 20px-Flag of the Netherlands.svg Jan Janssen 20px-Flag of Belgium (civil).svg Herman Vanspringel 20px-Flag of Belgium (civil).svg Ferdinand Bracke 22 4662 34,89
1967 20px-Flag of France.svg Roger Pingeon Flag of the Spain Under Franco Julio Jiménez 20px-Flag of Italy.svg Franco Balmanion 22 4780 34,76
1966 20px-Flag of France.svg Lucien Aimar 20px-Flag of the Netherlands.svg Jan Janssen 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 22 4329 36,60
1965 20px-Flag of Italy.svg Felice Gimondi 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 20px-Flag of Italy.svg Gianni Motta 22 4175 36,09
1964 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor Flag of the Spain Under Franco Federico Bahamontes 22 4505 35,42
1963 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil Flag of the Spain Under Franco Federico Bahamontes Flag of the Spain Under Franco José Pérez-Francés 21 4140 36,46
1962 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jef Planckaert 20px-Flag of France.svg Raymond Poulidor 22 4272 37,31
1961 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil 20px-Flag of Italy.svg Guido Carlesi Flag of Luxembourg.svg Charly Gaul 21 4394 36,28
1960 20px-Flag of Italy.svg Gastone Nencini 20px-Flag of Italy.svg Graziano Battistini 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jan Adrianensens 21 4272 37,21
1959 Flag of the Spain Under Franco Federico Bahamontes 20px-Flag of France.svg Henri Anglade 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil 22 4363 35,24
1958 Flag of Luxembourg.svg Charly Gaul 20px-Flag of Italy.svg Vito Favero 20px-Flag of France.svg Raphael Geminiani 24 4319 36,91
1957 20px-Flag of France.svg Jacques Anquetil 20px-Flag of Belgium (civil).svg Marc Janssens Flag of Austria.svg Adolf Christian 22 4555 34,51
1956 20px-Flag of France.svg Roger Walkowiak 20px-Flag of France.svg Gilbert Bauvin 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jan Adriaensens 22 4528 36,51
1955 20px-Flag of France.svg Louison Bobet 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jean Brankart Flag of Luxembourg.svg Charly Gaul 22 4495 34,43
1954 20px-Flag of France.svg Louison Bobet 20px-Flag of Switzerland.svg Ferdi Kubler 20px-Flag of Switzerland.svg Fritz Schaer 23 4855 34,64
1953 20px-Flag of France.svg Louison Bobet 20px-Flag of France.svg Jean Malléjac 20px-Flag of Italy.svg Giancarlo Astrua 22 4479 34,61
1952 20px-Flag of Italy.svg Fausto Coppi 20px-Flag of Belgium (civil).svg Stan Ockers Flag of the Spain Under Franco Bernardo Ruiz 23 4807 31,60
1951 20px-Flag of Switzerland.svg Hugo Koblet 20px-Flag of France.svg Raphael Geminiani 20px-Flag of France.svg Lucien Lazaridés 24 4474 31,43
1950 20px-Flag of Switzerland.svg Ferdi Kubler 20px-Flag of Belgium (civil).svg Stan Ockers 20px-Flag of France.svg Louison Bobet 22 4776 32,78
1949 20px-Flag of Italy.svg Fausto Coppi 20px-Flag of Italy.svg Gino Bartali 20px-Flag of France.svg Jacques Marinelli 21 4813 32,12
1948 20px-Flag of Italy.svg Gino Bartali 20px-Flag of Belgium (civil).svg Briek Schotte 20px-Flag of France.svg Guy Lapébie 21 4922 33,40
1947 20px-Flag of France.svg Jean Robic 20px-Flag of France.svg Ed Fachleitner 20px-Flag of Italy.svg Pierre Brambilla 21 4640 31,50
1939 20px-Flag of Belgium (civil).svg Sylvère Maes 20px-Flag of France.svg René Vietto 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Vlaemynck 18 4224 31,89
1938 20px-Flag of Italy.svg Gino Bartali 20px-Flag of Belgium (civil).svg Felicien Vervaecke 20px-Flag of France.svg Victor Cosson 21 4694 31,56
1937 20px-Flag of France.svg Roger Lapébie 20px-Flag of Italy.svg Mario Vicini 20px-Flag of Switzerland.svg Leo Amberg 20 4415 31,74
1936 20px-Flag of Belgium (civil).svg Sylvère Maes 20px-Flag of France.svg Antonin Magne 20px-Flag of Belgium (civil).svg Felicien Vervaecke 21 4442 31,07
1935 20px-Flag of Belgium (civil).svg Romain Maes 20px-Flag of Italy.svg Ambrogio Morelli 20px-Flag of Belgium (civil).svg Felicien Vervaecke 21 4302 30,56
1934 20px-Flag of France.svg Antonin Magne 20px-Flag of Italy.svg Giuseppe Martano 20px-Flag of France.svg Roger Lapébie 23 4363 29,46
1933 20px-Flag of France.svg Georges Speicher 20px-Flag of Italy.svg Learco Guerra 20px-Flag of Italy.svg Giuseppe Martano 23 4395 29,70
1932 20px-Flag of France.svg André Leducq 21px-Flag of Germany.svg Kurt Stoepel 20px-Flag of Italy.svg Francesco Camusse 21 4502 29,22
1931 20px-Flag of France.svg Antonin Magne 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jos Demuysere 20px-Flag of Italy.svg Antonio Pesenti 24 5095 28,76
1930 20px-Flag of France.svg André Leducq 20px-Flag of Italy.svg Learco Guerra 20px-Flag of France.svg Antonin Magne 21 4818 27,98
1929 20px-Flag of Belgium (civil).svg Maurice De Waele 20px-Flag of Italy.svg Giuseppe Pancera 20px-Flag of Belgium (civil).svg Jos Demuysere 22 5288 28,32
1928 Flag of Luxembourg.svg Nicolas Frantz 20px-Flag of France.svg André Leducq 20px-Flag of Belgium (civil).svg Maurice De Waele 22 5377 27,83
1927 Flag of Luxembourg.svg Nicolas Frantz 20px-Flag of Belgium (civil).svg Maurice De Waele 20px-Flag of Belgium (civil).svg Julien Vervaecke 24 5321 26,84
1926 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Buysse Flag of Luxembourg.svg Nicolas Frantz 20px-Flag of Italy.svg Bartolomeo Aymo 17 5745 24,07
1925 20px-Flag of Italy.svg Ottavio Bottecchia 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Buysse 20px-Flag of Italy.svg Bartolomeo Aymo 18 5430 24,78
1924 20px-Flag of Italy.svg Ottavio Bottecchia Flag of Luxembourg.svg Nicolas Frantz 20px-Flag of Belgium (civil).svg Lucien Buysse 15 5427 23,96
1923 20px-Flag of France.svg Henri Pélissier 20px-Flag of Italy.svg Ottavio Bottecchia 20px-Flag of France.svg Romain Bellenger 15 5386 24,43
1922 20px-Flag of Belgium (civil).svg Firmin Lambot 20px-Flag of France.svg Jean Alavoine 20px-Flag of Belgium (civil).svg Félix Sellier 15 5375 24,20
1921 20px-Flag of Belgium (civil).svg Léon Scieur 20px-Flag of Belgium (civil).svg Hector Heusghem 20px-Flag of France.svg Honoré Barthélémy 15 5484 27,72
1920 20px-Flag of Belgium (civil).svg Philippe Thys 20px-Flag of Belgium (civil).svg Hector Heusghem 20px-Flag of Belgium (civil).svg Firmin Lambot 15 5503 24,13
1919 20px-Flag of Belgium (civil).svg Firmin Lambot 20px-Flag of France.svg Jean Alavoine 20px-Flag of France.svg Eugène Christophe 15 5560 24,95
1914 20px-Flag of Belgium (civil).svg Philippe Thys 20px-Flag of France.svg Henri Pélissier 20px-Flag of France.svg Jean Alavoine 15 5414 27,03
1913 20px-Flag of Belgium (civil).svg Philippe Thys 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 20px-Flag of Belgium (civil).svg Marcel Buysse 15 5387 27,63
1912 20px-Flag of Belgium (civil).svg Odile Defraye 20px-Flag of France.svg Eugène Christophe 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 15 5229 27,89
1911 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 20px-Flag of France.svgPaul Duboc 20px-Flag of France.svg Émile Georget 15 5544 27,32
1910 20px-Flag of France.svg Octave Lapize Flag of Luxembourg.svg François Faber 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 15 4700 28,68
1909 Flag of Luxembourg.svg François Faber 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 20px-Flag of France.svg Jean Alavoine 14 4497 28,66
1908 20px-Flag of France.svg Lucien Petit-Breton Flag of Luxembourg.svg François Faber 20px-Flag of France.svg Georges Passerieu 14 4488 28,74
1907 20px-Flag of France.svg Lucien Petit-Breton 20px-Flag of France.svg Gustave Garrigou 20px-Flag of France.svg Émile Georget 14 4488 28,47
1906 20px-Flag of France.svg René Pottier 20px-Flag of France.svg Georges Passerieu 20px-Flag of France.svg Louis Trousselier 13 4637 24,46
1905 20px-Flag of France.svg Louis Trousselier 20px-Flag of France.svg Hippolyte Aucouturier 20px-Flag of France.svg Jean-Baptiste Dortignacq 11 2975 27,28
1904 20px-Flag of France.svg Henri Cornet 20px-Flag of France.svg Jean-Baptiste Dortignacq 20px-Flag of France.svg Aloïs Catteau 6 2428 25,26
1903 20px-Flag of France.svg Maurice Garin 20px-Flag of France.svg Lucien Pothier 20px-Flag of France.svg Fernand Augereau 6 2428 26,45

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.